segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RELATÓRIO DA 9ª AULA - 30/04/2.011

        
         No dia 30 de abril de 2011, a tutora Érika deu início ao estudo do módulo 6, com uma mensagem  bonita e muito motivadora – Nunca desista. 
Na unidade 1 do módulo  estudamos sobre Administração ou gestão escolar, e  é sempre bom lembrar um pouco  sobre a administração que é um  conjunto de princípios  normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção, controlar   a sua produtividade e eficiência  para se obter  bons resultados. Vimos sobre as maneiras de organização construída  pelos homens ao longo de sua história.  Foi nos apresentado  as 4 escolas de administração que são elas: Escola Clássica ou de Administração Científica; a Escola de Relações Humanas; a Escola Behaviorista; e a Escola Estruturalista que eu achei a melhor das escolas. Assistimos um vídeo sobre as diferenças entre chefia e liderança, que o chefe inspira medo e o líder confiança.    
Unidade  2 - Aborda a construção da Gestão Democrática na constituição federal e na lei  de diretrizes e bases da educação nacional;  os princípios da Gestão Democrática; o Senso Escolar que é a coleta feita anualmente de  informações sobre a Educação básica que abrange todas as etapas: sendo da Educação  Infantil ao Ensino  Médio, e é super importante  fazer o senso com as informações verdadeiras, honesta.  Foi passado um vídeo durante a aula Gestão -  Fazendo Escola, debate/depoimentos  com professores dizendo que gestão escolar envolve toda a comunidade e os educadores,  construindo Projetos Políticos Pedagógicos  com a comunidade para melhorar principalmente para  as crianças pobres, quem sabe assim, acaba com a fome e a miséria, forma o indivíduo para a vida com nova mentalidade. Nesse dia foi passado também um vídeo sobre escola asas e escolas gaiolas.
Na Unidade 3  -  Vimos o quanto é importante a participação de  todos os funcionários da escola  no cotidiano  escolar. Vimos também sobre o  projeto Político-Pedagógico, que é um documento teórico-prático  que pressupõe relações de interdependência e reciprocidade entre os pólos; que define os valores humanitários, princípios e comportamentos, esse projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido no coletivo.    





Nenhum comentário:

Postar um comentário