segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RELATÓRIO DA 8ª AULA - 16/04/2.011


        No dia 16 de abril de 2.011 depois da nossa oração de rotina, assistimos um vídeo lindo demais, que marca na vida de quem assiste, vídeo este com o padre Fábio de Mello, pois foca o valor da vida. 
   Deu  início às  aulas das unidades 4 e 5,   vimos duas teorias na perspectiva crítica da educação. A primeira é a educação como reprodutora da estrutura de classes, na visão do marxista francês Louis Althusser. A segunda é a educação e a escola como elemento de construção da contra-hegemonia, uma contribuição do pensador marxista italiano Antonio Gramsci.
Houve  uma dinâmica – escrevemos uma história  o qual demos o título , sábado uma manhã preguiçosa. Assistimos um vídeo  sobre educação escolar   com Ricardo Gonçalves Pacheco.
Estudamos sobre a taxa  mais-valia, que é absoluta quando há um aumento na jornada de trabalho sem que aumente o salário. A mais-valia  ocorre    com o aumento da produtividade pela introdução de tecnologia.
Vimos sobre Ideologia , que é uma falsa crença. Max entendia   como falsa consciência das relações de domínio entre as classes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário