terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Relatório da 19ª Aula / Tec. Secretaria - Dia 15/outubro/2.011

         No dia 15/outubro/2011  tivemos  a aula do módulo 11, na abertura tivemos  uma linda mensagem que dizia assim: que devemos pedir sempre a direção de Deus e entregar nossas vidas  nas mãos de Deus que ele tem ótimos planos   para nós  e assim passamos pelas provações. Assistimos um  vídeo de Arnaldo Jabor, um rico comentário  sobre a miséria da educação no Brasil, onde ele critica os políticos com outros interesses, como por exemplo o tiririca.
Vimos que a educação não é uma mercadoria e sim um direito de todos, assim a  Constituição Federal determina,  e dever do Estado e da família.  Estudar sobre a escola é muito bom, e é  válido lembrar que  ela ao assumir a qualidade social, está atenta ao desenvolvimento  do ser social em todas as suas dimensões, no âmbito econômico, no cultural, e no político para a emancipação do cidadão.
Fomos ao laboratório de informática  e a tutora Lílian nos ensinou a trabalhar com uns programas que são eles: o picjoke.net,  leoonapix.com, photofunia, e scrapeenet, fizemos excelentes trabalhos com as nossas  fotografias.
Achei interessante onde  fala  o que pode e não pode ser considerados como despesas do Fundeb, e também que Existem outros recursos que financiam o ensino Fundamental que são: Fundo de Participação dos Estados e dos Distritos Federal (FPE) , Fundo de Participação dos Municípios (FPM)  e Salário - Educação
Eu não poderia deixar de comentar sobre a gestão democrática da escola e o projeto político-pedagógico, que os sistemas educacionais e a escola  precisam se organizar  e elaborar   planejamento que auxilie nos trabalhos, para uma educação que se deseja.
Foi nos passado um vídeo com o Paulo freire sobre escola,  que escola é o lugar que se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros...  Escola é  sobretudo, gente que trabalha, estuda,  que diretor é gente,  professor, é gente,  aluno é gente, cada funcionário é gente, é muito lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário