Na Unidade 5 – Sobre Gestão Democrática e os trabalhadores em Educação, vimos que a gestão democrática na escola é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários, na organização, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola. Desse módulo foram feito dois murais e fixado no C.E.I Pingo de Gente, um foi sobre ética e o outro sobre Gestão Democrática Escolar, todos os professores e funcionários da escola gostaram muito dos murais.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
RELATÓRIO DA 10ª AULA - 14/MAIO/2.011
No dia 14/maio de 2.011 prosseguimos nas unidades 4 e 5 do módulo 6, no início teve uma mensagem - Sonhos – vou tentar sempre acreditar que sou capaz, na unidade 4 foi focado a Gestão Democrática que é a efetivação de novos processos de organização, baseado em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativo, vimos a importância dos conselhos escolares como espaço de organização, participação e decisão coletiva da escola. Os conselhos escolares instituídos nas escolas são espaços de exercício da cidadania e valorização do sentimento de pertencimento de acolhimento de pluralidade das vozes da comunidade, da incorporação e de defesa dos direitos sociais, enfim um dos instrumentos efetivos de participação e de tomadas de decisões democrática. Vimos também que as eleições diretas para diretores, historicamente, tem sido a modalidade considerada a mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. Foi passado um vídeo sobre a função dos gestores, apresentado pela professora Maria Flores, vimos que a escola pública deve ser aberta à comunidade, que a criança tem que ler bastante para pensar e criar, participar; que o professor deve trabalhar em conjunto; que na gestão democrática o professor ouve a opinião do aluno e analisa e talvez a põe em prática, construindo assim escola asas; que é prestado conta das despesas através dos conselhos escolares; que o gestor deve acompanhar os trabalhos ouvindo todos, ser diretor é se envolver e se comprometer com a escola; que o papel do gestor é fazer gestos, é alimentar os trabalhos.
Na Unidade 5 – Sobre Gestão Democrática e os trabalhadores em Educação, vimos que a gestão democrática na escola é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários, na organização, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola. Desse módulo foram feito dois murais e fixado no C.E.I Pingo de Gente, um foi sobre ética e o outro sobre Gestão Democrática Escolar, todos os professores e funcionários da escola gostaram muito dos murais.
Na Unidade 5 – Sobre Gestão Democrática e os trabalhadores em Educação, vimos que a gestão democrática na escola é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários, na organização, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola. Desse módulo foram feito dois murais e fixado no C.E.I Pingo de Gente, um foi sobre ética e o outro sobre Gestão Democrática Escolar, todos os professores e funcionários da escola gostaram muito dos murais.
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